quinta-feira, maio 25, 2006

Ponte Brasil-Argentina em Itaqui


Ponte Itaqui-Alvear



Voltamos neste artigo a divagar sobre a construção da ponte Itaqui-Alvear, obra almejada á muitos anos pelos itaquienses, e que com segurança podemos hoje afirmar que, se executada, será um marco no desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso município.
Venho insistindo que a decisão da escolha de localização da ponte entre Itaqui, Porto Mauá e Porto Xavier não pode ser feita somente em termos econômicos, mas pelo aspecto social e principalmente, levando em conta, a dívida dos Governos Estadual e Federal para com o Município de Itaqui.
Itaqui, que em épocas passada foi excluído da rede de transporte ferroviário, pois os trilhos da rede que o ligava a outras cidades foram retirados, ficando o município na dependência de um transporte de alto custo, onerando o custo de sua produção e da compra de insumos.
Itaqui, que nos últimos 40 anos não teve um investimento Estadual ou Federal em novas obras, enquanto outros municípios eram agraciados com obras de barragens, estradas, eletrificação entre outros. Nosso município somente recebe o mínimo necessário para a saúde e educação.
Por outro lado, analisando o movimento de carga nos portos de Itaqui e Porto Xavier, veremos que em 2004 e 2005 no Porto de Itaqui passaram 4286 e 4203 caminhões respectivamente, enquanto que em Porto Xavier passaram 11641 e 10451 caminhões, indicando que o Porto existente hoje em Porto Xavier já é suficientemente solicitado, enquanto o porto de Itaqui tem baixo movimento. Tal diversidade deve-se primeiramente a facilidade e extensão da travessia e em segundo lugar ao intercâmbio já existente.
Ao analisarmos o trajeto das cargas, de São Paulo para Buenos Aires, veremos que, para acessarem aos Portos de Porto Xavier e Porto Mauá, deverão fazer um trajeto maior, pois pelas estradas existentes, deverão fazer um retorno em Entre Ijuis, além de, na Argentina, agravarem o tráfego da Estrada Possadas-Foz do Iguaçu.
Por outro lado a ponte tanto em Porto Xavier quanto em Porto Mauá só terão como objetivo o tráfego para Possadas ou para o Paraguai, pois de outra forma o acesso pode se dar por Barracão ou mesmo Foz do Iguaçu.
Volto a insistir, para que o município, por meio de suas lideranças busque junto aos Órgãos que irão decidir pela escolha do município que será contemplado com a ponte, mostrar que a construção da mesma será solução para problemas sociais e culturais, e que o município que mais necessita é o nosso. Além disso, caracterizar as perdas que tivemos e a falta de investimentos dos Governos Federal e Estadual aqui. Também devemos insistir que a melhor escolha não depende do custo da obra, pois se em um primeiro momento a obra em nosso município é mais onerosa, em um futuro próximo dado aos benefícios sócio-culturais que dela virão, a obra se tornará economicamente viável.

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RENAN CALHEIROS........... Ladrão

NOTA: A letra da música de fundo deste Blog é de autoria de Tony Bellotto / Charles Gavin / Paulo Miklos.